A história do chá surgiu na China. A lenda mais famosa sobre o surgimento desta bebida tão apreciada no mundo todo, relata que por volta do ano 2737 a.C.; o governo do Imperador Sheng Nong, conhecido como o Curandeiro Divino, tentando solucionar as frequentes epidemias criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de tomá-la.
Esta história remete a uma tradicional bebida preparada pelos monges budistas, com folhas de uma planta conhecida tecnicamente como Caméllia Sinensis, ou como todos conhecem , nosso querido Chá verde.
O primeiro registro escrito sobre o chá data do séc. III a.C., Lu Yu, monge budista da China produziu a primeira obra sobre o chá, intitulada Ch’a Ching. Ele relatou as diversas formas de se cultivar o chá, e como preparar esta bebida. Definindo assim a China como responsável pela disseminação do chá no mundo.
Os portugueses espalharam o uso do chá por toda a Europa, a partir do fim do século XV.
A partir do séc. XIX, o hábito de consumir chá espalhou-se rapidamente pela Inglaterra, tornando-se uma tradição. A partir das terras inglesas esta bebida se estendeu rapidamente aos Estados Unidos, à Austrália e ao Canadá, até se tornar popular em todo o Planeta.
No Japão, o preparo e consumo do chá tornou-se uma arte.